sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Universidade e sociedade 2

UFSB
DATA:31 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES
DOCENTE:VANNER

       DISCURSOS DO TRABALHO FINAL DO  COMPONENTE  UNIVERSIDADE E SOCIEDADE   

Parte 1 Williamis
Estamos crescendo


     Ao final do ensino médio vem diversas dúvidas a cerca do que venha a ser a vida adulta, bom! A vida adulta vocês estão tendo a oportunidade de ver.
Eu aqui no papel de palestrante tentando passar um pouco do que venha a ser um adulto, um pai, um amigo, uma pessoa com deveres antes distante, mais hoje os mesmos estão tão próximos e presentes que chega a doer, mais essa é a vida adulta e vocês estão descobrindo um mundo totalmente novo e inexplorável onde os deveres e desafios serão cúmplices de um mesmo desejo, o vencer!.
Bem vamos lá… Eu Williamis venho aqui dizer! A universidade não deveria ser um lugar de poucos e sim de todos, o que eu estou vivendo e tendo a oportunidade de aprender enquanto discente logo logo vocês educandos do ensino médio estarão bebendo dessa mesma água do saber, desde Sócrates até Stiven walckens, todos nós buscamos o mesmo objetivo que é crescer enquanto pessoas ontem crianças mas tão rápido quanto 24 horas de um dia é nossa vida, ontem fetos, hoje pessoas com diferenças gritantes que chega a incomodar o outro, mas cada ser humano é único desde as suas digitais até o DNA, gente! Não quero ser um palestrante cheio de esquemas e palavras pré fabricadas, mas dizer! Que a vida universitária trás emponderamento em saber que estamos em um lugar onde vamos ter a oportunidade de potencializar todos os nossos saberes e sentir enquanto pessoas adultas e emponderadas de um intelecto único.
     Na universidade será aberta novas portas do conhecimento, eu digo a vocês que venham beber dessa água altamente concentrada em saberes,onde tudo será de extrema utilidade para suas carreiras futuras desde já a todos os presentes aqui vejam seu colega como uma pessoa digna que ele é,e nunca como um concorrente, para eu estar discursando aqui nesse momento houve uma série de etapas desde a instrução do docente Vanner que nos instruiu até Valdir que está sentado ali na mesa dirigindo e tentando através de imagens intercalar a minha mensagem que aqui vos passo tentando impactar a mente de todos vocês onde o objetivo de Williamis eu! Anderson,Joice e Beatriz que virão a discursar a seguir.
O nosso foco é trazer vocês para o nosso Cuni e para nossa instituição que é a UFSB Universidade Federal Do Sul Da Bahia, sei que somos uma universidade nova,mais que já estamos quebrando paradigmas e trará pessoas como vocês e como eu que estou fazendo parte desse projeto de uma universidade nova onde o juntar de saberes e a partilha dos mesmos é o objetivo principal, é fazer de você enquanto discente um ser de valor para o mundo competitivo e imediatista, difícil vai ser;mais quem disse que seria fácil? Espero aos que venham a ter a oportunidade de fazer parte desse mundo tão incrível e emponderador que é a universidade.





Parte 2 Anderson


   Público aqui presente tudo que o meu nobre colega acabou aqui de falar se fosse um prato típico ele teria feito em palavras a discrição fidedigna do que seria o sabor desse alimento, eu Anderson sou a prova do quanto a universidade é transformadora se hoje eu estou aqui na posição de um palestrante que não sou,mais estou.Só em pensar que ano passado eu estava sentado assim como vocês educandos e “com um medo” de entrar nesse mundo que é a universidade, gente!Logo eu que vivi os percalços do ensino médio assim como vocês estão vivendo, tirem as dúvidas da cabeça de vocês e só deixem certezas, certeza que você pode, que você consegue que a montanha não é tão alta quanto parece vamos lá burlem esse sistema mais não é burlar trapaceando e sim burlar esse sistema opressor seletivo e descriminatório que a anos nos impõe rótulos,mostre que você “é o cara”. Falando essas coisas lembrei de um trecho de uma música de um célebre artista que cantou em versos,talvez com precisão cirúrgica do que seria o nosso país hoje e que já era o mesmo no passado, Cazuza cantava assim “disparo contra o sol sou forte sou por acaso minha metralhadora cheia de mágoas eu sou um cara” talvez vocês hoje estejam passando por essa mesma situação que a música retrata mais quero dizer a vocês eu Anderson Silva sou a prova que a universidade é transformadora e transforma a quem a ela tem a oportunidade de adentrar.




Parte 3 Beatriz

Tudo que foi dito e mostrado á vocês só reforça o quanto a educação é transformadora nos seus vários níveis de formação desde o fundamental ao médio e ao superior estamos vivendo nesse momento um sonho nosso,que é passar um pouco do que estamos vivenciando na universidade. Não é nossa intenção ser um  fake news palavra essa que todos vocês conhecem e nem tão pouco sermos alienadores das suas mentes, mais o papel da educação é fazer com que você educando venha a ter um pensamento crítico objetivo e imparcial a cerca de tudo que nos cerca,você é o amanhã você faz o seu amanhã, e esse amanhã quando bem feito fará o amanhã de muitos outros.
Só quero encerrar dizendo que a educação é o caminho mais curto entre a infelicidade e a felicidade, e quero lembrar mais uma vez a vocês que a universidade não é só minha, e sim de todos vocês que chegarão a ela com seus méritos. Prazer eu sou UFSB e que todos sejam bem vindos.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

EXPERIÊNCIA DO SENSIVEL

UFSB
DATA:29 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE : VALDIR ALVES
DOCENTE:JULIA GOUVÊA

                                                   BOLO DE PUBA



    O  BOLO DE PUBA É BASTANTE TRADICIONAL NA NOSSA REGIÃO ENTÃO PENSEI NELE PARA APRESENTA EM SALA HOJE,CONFESSO QUE PELA DIFICULDADE EM ENCONTRA A MATÉRIA PRIMA ACABEI COMPRANDO PRONTO,MAS ACHO QUE O IMPORTANTE É MANTER OS LAÇOS QUE EU MANTINHA COM MEUS PARENTES QUE SEMPRE FAZIAM ESSE BOLO,ENTÃO ESSE É UM DOS SABORES DA MINHA VIDA.




INGREDIENTES

  • 3 colheres de manteiga ou margarina
  • 2 xícaras de açúcar não muito cheias
  • 4 ovos
  • 3 xícaras de massa de puba
  • 1 garrafinha de 200 ml de leite de coco
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

EXPERIÊNCIA DO SENSÍVEL

UFSB
DATA:23 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE: VALDIR ALVES
DOCENTE:JULIA GOUVÊA




                                DIÁRIO DE BORDO FINAL DE EXPERIÊNCIA SENSÍVEL








patu-emfoco.blogs...

     É DIFÍCIL  PENSAR QUE ESTOU TERMINANDO MAIS UM CICLO EM MINHA VIDA E
SABER QUE ESTOU NA UNIVERSIDADE TENTANDO SER UMA PESSOA MELHOR DENTRO DESSE MUNDO QUE É CHEIO DE PERCALÇOS,ONDE NADA É O QUE PARECE ,ONDE TUDO PARECE DIFERENTE DO QUE NOS CONTARAM NA INFÂNCIA.

     DENTRO DO COMPONENTE DE EXPERIÊNCIA DO SENSÍVEL FOI POSSÍVEL APRENDER AULA APÓS AULA UM POUCO DE TUDO QUE VENHA A SER UMA PESSOA MELHOR COM ATIVIDADES QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM SALA ACABEI PERCEBENDO QUE HOUVE UMA INTERAÇÃO ENTRE TODOS OS ENVOLVIDOS,ONDE PESSOAS TÍMIDAS SE SOLTARAM E FAZENDO COM QUE UM ACABA-SE CONHECENDO  O OUTRO MELHOR E TRAZENDO LEMBRANÇAS DA NOSSA INFÂNCIA FAZENDO COM QUE TODOS QUE SE PROPUSERAM A TER UMA NOVA EXPERIÊNCIA NAS SUAS VIDAS ENXERGASSEM  QUE O AMOR E A SENSIBILIDADE  AINDA ESTÃO PRESENTE NAS VIDAS DE TODOS.

    AS HISTORIA CONTADAS POR TODOS QUE SE FIZERAM SEREM OUVIDOS E DE FATO ENXERGADOS FORAM AS MELHORES QUE JÁ ESCUTEI DESDE MEDO DE CEMITÉRIO ATÉ LAÇOS AFETIVOS COM PARENTES E LEMBRANÇAS DA TERRA QUE FEZ PARTE DAS BRINCADEIRAS DA SUA INFÂNCIA AO RIO EM QUE ALGUNS TOMARAM  BANHO A MUSICAS OUVIDAS A CHEIROS SENTIDOS POR TODOS,OLHA  GENTE ''AINDA SOMOS OS MESMOS'' NOSSA INFÂNCIA SE FEZ PRESENTE DURANTE TODO ESSE COMPONENTE E FICARAM SÓ LEMBRANÇAS BOAS, OS COLEGAS, AS MUSICAS E OUTRAS COISAS QUE ME FOGE A MEMORIA NESSE MOMENTO,OS DESENTENDIMENTOS  QUE HOUVERAM FAZ PARTE DA VIDA E SERVIRAM COMO LIÇÃO PRA SABERMOS RESPEITA OPINIÕES CONTRARIAS AS NOSSAS E ENTENDER QUE NÃO SOMOS E IGUAIS E ISSO É QUE É LEGAL,NO FINAL DE TUDO  FOI UM BANHO DE APRENDIZADO ONDE A TROCA DE SABERES FOI VISÍVEL E TODOS ACABARAM DANDO SUA PARCELA DE  CONTRIBUIÇÃO PARA QUE ESSE QUADRIMESTRE FOSSE BOM, E ESPERO QUE CONTINUE ASSIM SEM TIRAR  E NEM POR NADA, SÓ TENHO UMA COISA A DIZER QUE NADA MUDE DAQUI PRA FRENTE QUE TUDO CONTINUE SEMPRE LINDO COMO FOI NESSE QUADRIMESTRE.

UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

UFSB
DATA 21 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES
DOCENTE:VANNER BOERE SOUZA



                                                    DIÁRIO DE BORDO







FONTE:SLAYDEPLAYER.COM.BR

   

       O QUE VENHA SER O SER HUMANO DIANTE DE TODAS ESSAS MUDANÇAS NESSE MUNDO,ONDE O QUE ANTES NOVO AMANHA JÁ NÃO VENHA A TER O MESMO VALOR DE ONTEM,BEM INFELIZMENTE ESSE É O NOSSO MUNDO SEJA BEM VINDO.
      DURANTE A AULA DE HOJE ACABEI FAZENDO UMA CONSTATAÇÃO,'' PIERRI LÉVY''MOSTROU COM MUITA CLAREZA A CERCA DE TUDO QUE ACONTECE NESSE MUNDO LOUCO DE TEORIAS E FATO ONDE A NOSSA VIDA ESTA ATRELADA A UMA SERIE DE COISAS FÚTEIS ACABA POR DOMINAR NOSSOS DESTINOS DESDA INTERNET ATÉ MESMO UMA MARCA DE REFRIGERANTE,ONDE O HOMEM ERROU?. TALVEZ NÃO TENHAMOS ERRADO EM NADA O MUNDO ESTA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO E DESSA MANEIRA VALORES ESTEJAM SE PERDENDO NA PROPORÇÃO QUE O NOSSO CONHECIMENTO AUMENTE E ESSE AUMENTO DE CONHECIMENTO TRAZ UMA SERIE DE COISAS NOVAS ONDE POR VEZES ACABAMOS PRESO AO NEOLIBERALISMO ONDE TUDO TEM UM PREÇO,
     TALVEZ O MUNDO COMO CONHECEMOS E NO QUAL NASCEMOS NÃO SEJA MAIS O MESMO MAIS FAZER O QUE EM RELAÇÃO A TODAS ESSAS MUDANÇAS? QUE SÃO VISÍVEIS,DE ALGUMA FORMA DEVEMOS NOS ATENTAR A TUDO QUE NOS CERCA O TEMPO TODO E ESSA MANEIRA QUE O MUNDO VENHA SENDO APRESENTADO PARA TODOS NÃO SEJA O CORRETO PARA UMA PARCELA DA NOSSA POPULAÇÃO. 

EXPERIÊNCIA DO SENSÍVEL

UFSB
DATA:23 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES
DOCENTE:JULIA GOUVÊA




                                                  DIÁRIO DE BORDO   

 
FONTE:INTRINSECA.COM.BR


     HOJE EM MAIS UMA AULA QUE EU COMO UM SER ESPONJA ACABEI TENDO    OPORTUNIDADE DE APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE DIVISÃO
DETAREFAS,CONFIANÇA,AMIZADE,INTUIÇÃO  E SABEDORIA COLETIVA.
     COMO MAIS UM DIA DA MINHA VIDA FOI ESSA AULA ONDE A OPORTUNIDADE DE APRENDER SE FEZ TÃO PRESENTE QUE CHEGOU A SER PERCEPTÍVEL NOS SEMBLANTES DOS COLEGAS,É PRECISO SEMPRE BUSCARMOS O ENTENDIMENTO ANTES DO CONFRONTO ONTEM A AULA BUSCAMOS O ENTENDIMENTO E DEU CERTO FOI UMA TROCA DE SABERES ONDE PONTOS DE VISTAS FORAM EXPOSTOS PARA A AVALIAÇÃO  DE TODOS E PROJETOS ESTÃO SENDO ELABORADOS,É O CASO DA MELHORIA DO ESPAÇO DO NOSSO CUNI ONDE A MELHORIA É NECESSÁRIA PARA UM MELHOR APRENDIZADO E ONDE PODEREMOS DESENVOLVER MELHOR NOSSOS ESTUDOS,É PRECISO UMA SENSIBILIDADE PARA QUE TODOS ESSES PROJETO SEJA EXECUTADO NÃO SÓ MÃO DE OBRA FÍSICA MAIS TAMBÉM TEM QUE TER UM ENTUSIASMO IMENSO EM TUDO QUE SE PROPOMOS A FAZER DURANTE NOSSA PASSAGEM NESSE MUNDO E COM TUDO QUE FOI APRESENTADO   A CERCA DO PROJETO EU ESTOU ENTUSIASMADO COM O QUE TEMOS FEITO ATÉ AGORA,E MAIS PRA NÃO ESQUECE ESTAMOS TENDO UM APOIO ENORME DA DOCENTE JULIA GOUVÊA,ONDE COM TODA A SENSIBILIDADE QUE O COMPONENTE PREGA ELA TRAZ A SUA FAZENDO COM QUE VENHAMOS A APRENDER MAIS E COM ISSO TRAZ UMA CERTEZA QUE PESSOAS BOAS E COMPROMETIDAS AINDA EXISTEM, SEI QUE ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DE MAIS UM CICLO,ENTÃO É APROVEITAR AO MAXIMO TUDO QUE ESTA SENDO APRESENTADO A TODOS E DIZER QUE SOU UMA ESPONJA,QUE VENHA MAIS E MAIS CONHECIMENTO. 
 

domingo, 19 de agosto de 2018


UFSB
DATA 19/08/2018
DOCENTE:FABIANA
DISCENTES:VALDIR, ANDERSON, WILLIAMS
CC: CAMPO DA EDUCAÇÃO SABERES E PRÁTICAS




                                 VIAGEM A FESTA DA IRMANDADE DA  BOA MORTE


     CHEGAMOS HOJE A CIDADE DE CACHOEIRA PARA PARTICIPAR DA FESTA DA BOA MORTE A NOSSA EXPECTATIVA É GRANDE SABEMOS QUE EM UM PRIMEIRO MOMENTO IREMOS NOS ESPANTAR, ISSO PORQUE É UMA COISA NOVA PARA NÓS ,SEI QUE IREMOS DESFRUTAR MUITO DO LUGAR QUE IREMOS FICAR, SABEMOS QUE TRATA-SE DE UM FESTEJO TRADICIONAL ONDE TEM SEU INÍCIO QUANDO AQUI EM CACHOEIRA SE INSTALOU A IRMANDADE DA BOA MORTE ONDE O INTUITO PRINCIPAL ERA A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS AQUI HAVIA GRANDES CANAVIAIS ONDE O NUMERO DE PESSOAS ESCRAVIZADAS ERA GRANDE E O INTUITO DA IRMANDADE ERA A COMPRA DE ALFORRIAS VISANDO A LIBERTAÇÃO DOS IRMÃOS QUE A SÉCULOS VINHAM SENDO ESCRAVIZADOS E FORÇADOS A TRABALHAR DE FORMA ESCRAVA, MAS FALANDO DA FESTA É UMA COMEMORAÇÃO LINDA ONDE COM TODA POMPA É MOSTRADA E PRATICADA A FÉ DE TODOS OS ENVOLVIDOS NESSA COMEMORAÇÃO E PARA AS PESSOAS QUE NÃO TEM UMA RELIGIÃO DEFINIDA ACABA SENDO UMA PROVA QUE PODEMOS CONVIVER COM A DIVERSIDADE E PROVA MAIS CABAL É A DIVERSIDADE DE PESSOAS QUE AQUI ENCONTRAMOS, FICO FELIZ QUE AQUI TODOS CONVIVAM DE FORMA PACIFICA E AO FINAL DE TUDO É UMA FESTA LINDA QUE AQUI ESTAMOS PRESENCIANDO.
     AQUI ESTAMOS VENDO QUE A IRMANDADE DA BOA MORTE NÃO É APENAS UMA FESTA TRADICIONAL E SIM UMA VIAGEM AO PASSADO ONDE A BUSCA É O FORTALECIMENTO DOS QUE AQUI DEIXARAM SUAS VIDAS EM NOME DE ALGUNS POUCOS QUE NÃO TINHA APREÇO PELO SER HUMANO, SÓ EM PENSAR QUE A IRMANDADE TINHA QUE ARRECADAR DINHEIRO PARA QUE FOSSE PAGO UMA QUANTIA PARA QUE O NEGRO QUE SOFRIA CASTIGO FOSSE SOLTO DAQUELE CASTIGO É UMA COISA QUE HOJE ME TOCA COMO UM TAPA NA NOSSA CARA, SÓ EM PENSAR QUE AQUI NA REGIÃO FORAM DIZIMADAS TANTOS QUE SÓ DE UMA VEZ AO LONGO DE UM DOS RIOS FORAM DEIXADOS CERCA DE QUATRO QUILÔMETROS DE CORPOS DOS QUE AQUI HABITAVAM, É MUITA COISA PARA NÓS ASSIMILARMOS NESSE BREVE MOMENTO QUE AQUI ESTAMOS VIVENDO AQUELE TEMPO ATRAVÉS DA HISTÓRIA QUE AS PESSOAS NOS PASSAM, E SÓ EM ESTARMOS NESSE LUGAR CHAMADO CACHOEIRA TÃO RICO EM TRADIÇÕES QUE CHEGAMOS A VIVER AQUELE PASSADO EM SENTIMENTOS TÃO VIVIDOS QUE CHEGAR A DOER DE TÃO FORTE QUE SÃO OS SENTIMENTOS DEIXADOS NESSA REGIÃO, VEJO ESSA REGIÃO COM OLHOS DE BELEZA E CONTEMPLAÇÃO ALGO VIVIDO NESSE LUGAR QUE ATÉ HOJE ESTÁ PRESENTE NESSE POVO GUERREIRO QUE APESAR DE TUDO AINDA MANTÉM O SORRISO E SUA FÉ INABALÁVEL A CERCA DE TUDO O QUE ACONTECEU, ESTAMOS EM ABSOLUTO EXTASE E FRENEZIR EM SABER QUE CONSEGUIMOS VER E ENTENDER UM POUCO DAS NOSSAS ORIGENS E DIZER SOU BRASILEIRO E MESTIÇO DESSA PEQUENA PARTE DO NOSSO BRASIL ONDE O POVO NÃO DEIXOU SE ABATER.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

UFSB
DATA 13 DE AGOSTO
DISCENTE:VALDIR ALVES
DOCENTE:LEILA
COMPONENTE:MATEMÁTICA E ESPAÇO



                                       CRÍTICA FINAL DO TEXTO AREIA ANCESTRAL

     DENTRO DESSE COMPONENTE CHAMADO MATEMÁTICA E ESPAÇO PASSEI A CONHECER UMA FACETA NOVA DA MATEMÁTICA,ESSA MATÉRIA QUE ERA SEMPRE UMA DAS MAIS TEMIDAS DURANTE TODO O ENSINO MÉDIO MAIS QUE ME FOI APRESENTADA DE UM MODO CORRETO E DE FÁCIL ENTENDIMENTO COMECEI A VER ELA DE UMA MANEIRA TOTALMENTE DIFERENTE, ONDE NO COMPONENTE DE MATEMÁTICA E ESPAÇO FOI APRESENTADO PARA MIM UMA NOVA MANEIRA DE ENCHERGAR A MESMA ISSO SE DEU COM TRABALHOS DESENVOLVIDOS DENTRO DA SALA DE AULA ONDE A MESMA DEIXOU DE SER UM'' BICHO DE SETE CABEÇAS'',DESDE DO TRANÇADO BORA ATÉ OS FRACTAIS FOI UM JEITO TOTALMENTE SIMPLES ONDE A MINHA CAPACIDADE COMEÇOU A SER POSTA A PROVA COM DESAFIOS QUE  A CADA DIA ME FAZIA QUERER DESCOBRIR MAIS E MAIS SOBRE A MATEMÁTICA.
     PASSEI DESDE DA SONA ONDE ACABEI DESCOBRIMENTO UM POUCO MAIS DESSA REGIÃO DA AFRICA ONDE LÁ ACABARAM POR VIM MUITAS PESSOAS QUE AQUI FORAM  ESCRAVIZADAS MAIS DEIXARAM UMA HERANÇA CULTURAL DIVERSIFICADA PARA A NAÇÃO BRASILEIRA E TAMBÉM PASSAMOS A CONHECER UM POUCO SOBRE OUTRAS CULTURAS QUE  DURANTE TODO ESSE PERÍODO EU VALDIR ALVES ACABEI TENDO A OPORTUNIDADE DE APRENDER E DEIXANDO CLARO AS LUSONAS EXIGIU MUITO DE CADA ALUNO QUE SE PROPÔS  A FAZER TODOS ESSES TRABALHOS ONDE FOI USADO DESDE CÁLCULOS ATÉ MESMO A HABILIDADE  MANUAL DE CADA UM, POR MINHA PARTE ACHEI INTERESSANTE VER A MATEMÁTICA  POR OUTRO PONTO DE VISTA,A MUITO TEMPO EU JÁ BRINCAVA COM TODOS ESSES MODELOS QUE ME FORA APRESENTADO NA SALA DE AULA MAIS EU NUNCA SUSPEITARIA QUE TRATAVA-SE DE UMA TRADIÇÃO AFRICANA QUE TALVEZ JÁ ESTIVE-SE ENCRUSTADA  NO MEU DNA FOI INCRÍVEL  SABER QUE TODOS ESSES MODELOS DE LUSONAS EU JÁ TINHA UM CONHECIMENTO DAS MINHAS BRINCADEIRAS QUANDO CRIANÇA MAIS NUNCA IMAGINARIA QUE SE TRATAVA DE UM TRADIÇÃO ANTIGA QUE VEIO LÁ DA AFRICA COM NOSSOS ANTEPASSADOS QUE PASSARAM POR TANTAS COISAS DURANTE A SUA VIAGEM DESDE MARES REVOLTOS A DOENÇAS E FOME,MAIS QUE CM TUDO ISSO NÃO DEIXOU MORRE A SUA CULTURA QUE POR MAIS MASSACRADA QUE FOI CONSEGUIU SOBREVIVER A TODAS AS ADVERSIDADES QUE A ESSES POVOS FORAM IMPOSTAS MAIS COM TUDO ISSO A CULTURA DA LUSONA SOBREVIVEU.
     AO FINAL DE TUDO ACABEI TENDO UMA VISÃO BASTANTE POSITIVA SOBRE O COMPONENTE QUE AO FINAL DE TUDO FOI UMA DAS MELHORES EXPERIENCIAS DA MINHA VIDA,DIFICULDADES ACABEI TENDO MAIS NADA QUE NÃO SUPERA-SE.VOU LEVAR DESSE COMPONENTE APENAS O APRENDIZADO QUE FOI UM BANHO DE SABERES,AMIGOS NÃO LEVO DESSE COMPONENTE, LEVO A CERTEZA QUE POSSO SER O QUE EU QUISER INDEPENDENTE DO QUE OS OUTROS PLANEJEM PRA  MINHA VIDA,MAIS APESAR DE TUDO LEVO A CERTEZA QUE APRENDI MUITO.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

UFSB
DATA 7 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES
DOCENTE:VANNER


                                           
                                            AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO



fonte:altoastral.com.br
 

   COMEÇAMOS ASSISTINDO UMA SERIE DE QUATRO VIDEOS ONDE  VIVENCIAREMOS  ATRAVÉS   DESSAS PELÍCULAS OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ONDE A ESCOLA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE PESSOAS, E MANEIRA QUE ELA PASSA ESSES SABERES E DENTRO DESSA DINÂMICA  ESTA O PROFESSOR QUE DEVE TER UM PAPEL DE PESQUISADOR AGUÇANDO O CONHECIMENTO DO ALUNO E RESPEITANDO O TEMPO DE CADA ALUNO E  PARTILHAR SABERES ONDE A TROCA DE SABERES DEVE ESTÁ SEMPRE PRESENTE NAS AULAS,COM ISSO VOCÊ ACABA FAZENDO COM QUE O ALUNO QUEIRA SABER MAIS SOBRE O SEU BAIRRO SEU ESTADO E TUDO QUE O CERCA COM ISSO ACABA FORMANDO PESSOAS MAIS SENSÍVEIS COM UMA GAMA DE CONHECIMENTO MUITO ALÉM DOS SABERES PASSADO EM SALA DE AULA,COM ISSO SERÃO FORMADOS SERES HUMANOS COM UM SENSO DE DEVER MUITO MAIOR QUE OS OUTROS SERES QUE OS CERCAM GERANDO CONHECIMENTO E POR SUA VEZ AVANÇOS ONDE OS SABERES DOS ALUNOS ACABARÃO SE FUNDINDO COM OS SABERES ACADÊMICOS,ISSO SERIA BOM, ABRIRIA UM LEQUE DE OPÇÕES IMENSA,ONDE E QUANDO VOCÊ TRARIA PRA DENTRO DA ESCOLA  O'' POVO'' DE FATO E DE DIREITO COM ISSO ESTARIA FAZENDO UMA PONTE ONDE POR ELA SÓ PASSARIA MELHORIAS DISTANCIANDO A ESCOLA TRADICIONAL QUE É CHEIA DE REGRAS QUE NÃO TRAZ NADA DE PROVEITOSO PARA OS EDUCANDOS,E SIM NESTA PONTE SÓ PASSARIA COISAS PROVEITOSAS PARA ESSE NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO ONDE A PARTILHA DE CONHECIMENTOS SE TORNARIA MAIS ACESSÍVEL A TODOS QUE ESTIVESSEM ENVOLVIDOS NESTA CADEIA DE ENSINO.
    E COM ISSO IRIAMOS DESENGESSAR ESSE ENSINO ONDE TODOS ESTIVERAM SEMPRE PRESOS A ESSE MODELO VELHO E ULTRAPASSADO,DEVEMOS TRILHAR NOVOS RUMOS EM DIREÇÃO A AUTONOMIA MAIS SEM TIRAR DE UMA VEZ O ENSINO QUE ESTA A DÉCADAS  IMPLANTADO NO BRASIL E COMEÇARMOS INVESTIR EM PESQUISAS QUE POSSIBILITEM O EDUCANDO E O EDUCADOR A TER CONHECIMENTOS EM VARIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO NAS VIDAS DE TODOS.
   ISSO FARIA UMA DIFERENÇA ENORME EM TODA A CADEIA ESCOLAR SÓ HAVERIA GANHOS PARA TODOS INCLUSIVE A SOCIEDADE QUE DESFRUTARIA DE TODOS ESSES CONHECIMENTOS QUE FORA APRESENTADOS E INTROJETADOS DE FORMA GRADATIVA A TODOS NESSA  MONTANHA,QUE ESSE CONHECIMENTO IRIA CHEGAR METRO Á METRO ATÉ CHEGAR AO CUMI ONDE SÓ HAVERIA GANHOS E NO QUAL A MOEDA DE TROCA SERIA O CONHECIMENTO NESTA REDE TRIBUTARIA OU MELHOR NESTA REDE DE CONHECIMENTOS QUE ATINGIRIA A TODOS SEM DISCRIMINAÇÃO,ISSO ACABARIA COM TODAS AS INJUSTIÇAS SOCIAIS QUE VEM ACONTECENDO A MUITOS ANOS NESTE NOSSO BRASIL, E SÓ COMEÇAREMOS A VER RESULTADOS CLAROS QUANDO ESSA MANEIRA DE ENSINAR COMEÇAR A SER IMPLANTADO NAS NOSSAS ESCOLAS E ACABAR COM ESSE APRENDIZADO DE REPETIÇÃO ONDE TODOS PERDEM.     

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Campo dos Saberes e Práticas

UFSB
DATA:03 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES E ANDERSON SILVA
DOCENTE:FABIANA
                   

                                         DESAPRENDENDO NA ESCOLA


        WWW.ELITEWEB.COM.BR


    ESTUDO A MUITO TEMPO E VENHO PERCEBENDO QUE POUCO A POUCO O APRENDIZADO QUE NÓS APRENDEMOS DURANTE TODA A  NOSSA VIDA ESCOLAR  VEM DESAPARECENDO,E TAMBÉM OS VALORES QUE APRENDEMOS ESTÁ DESAPARECENDO NA MESMA PROPORÇÃO,O CENSO DE CERTO OU ERRADO ESTÁ DESAPARECENDO.
 
    O QUER DIZER QUANDO VEJO ALGUÉM SOFRENDO ALGUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO?NÃO DEVERIA TER JÁ QUE SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE AS LEIS,QUANDO CRIANÇAS TODOS NÓS BRINCAMOS SEM TER NENHUM TIPO DE ESTERIOTICO, MAS QUANDO ESTAMOS CRESCENDO COMEÇAMOS A SOFRER UMA SERIE DE BOMBARDEIOS DE TODAS AS FORMAS FAZENDO COM QUE TODAS AS PESSOAS CRIEM VALORES QUE ANTES VOCÊ NÃO TRAZIA CONSIGO,MAS OS MESMOS SÃO OFENSIVOS E DISCRIMINATÓRIOS FAZENDO COM QUE NÓS COMECEMOS A NOS DIVIDIR E DANDO ORIGEM A TUDO DE RUIM QUE HÁ NESTE MUNDO CHEIO DE PRECONCEITOS E ESTERIOTICOS TORTOS,FAZENDO A REALIDADE SER APENAS UMA COISA UTÓPICA E LEVANDO SERES HUMANOS A SE DISTANCIAREM  A CADA DIA MAS,E NESSES TEMPOS DE VALORES INCORRETOS DEVEMOS NOS MANTER ATENTOS E NÃO DEIXAR  NOS LEVAR A ESSE MODELO COLONIZADOR DE DOMÍNIO SOB O OUTRO E PARARMOS DE OLHAR O SEU SEMELHANTE COMO UM SER INFERIOR E DE MENOR CAPACIDADE PERANTE SEUS OLHOS.
   
    CHEGUEI A UMA CONCLUSÃO.SOMOS SERES ALTAMENTE INDIVIDUALISTAS E DIRECIONADOS PARA O QUE NÃO DEVEMOS FAZER,ENQUANTO FORMOS ASSIM NADA VAI MUDAR E ESSA BAGAGEM DE PRECONCEITOS QUE TEMOS VAI CONTINUAR OCUPANDO ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS DURANTE ANOS E ANOS E COM ISSO CONTINUAREMOS A TER OS MESMOS ESTIGMAS DE UM PASSADO QUE DE BOM NÃO TROUXE NADA,PARE,RESPIRE E FUJA DESSE ABISMO DA INTOLERÂNCIA E IGNORÂNCIA AO QUAL ESTAMOS,SAIA DESSE CHARCO ONDE SÓ TEM IDÉIAS MAL CHEIROSAS E MOSQUITOS ANTES QUE VOCÊ SEJA PICADO PELO BICHO DO PRECONCEITO.

   

REUNIAO DA PALESTRA DE CLAUDIA NA AULA DE RAFAEL SIQUEIRA

 UFSB DATA 20 DE OUTUBRO DE 2020 DISCNETE: VALDIR ALVES  DOCENTE :RAFAEL SIQUEIRA GUIMARÃES COMPONENTE: FRUIÇÕES  ESTÉTICAS PARA ALÉM DOS CE...