segunda-feira, 16 de julho de 2018

CAMPO DA EDUCAÇÃO: SABERES E PRÁTICAS

 UFSB
 DATA:17 DE JULHO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES
DOCENTE: FABIANA                                         


fonte:changemakers.com

                                                   ESCOLAS NOVAS X ESCOLAS VELHAS



     O QUE FAZER QUANDO DOIS CENÁRIOS DIFERENTES COMEÇAM A SE CHOCAREM E SE MOSTRAREM UM PARA O OUTRO,O PROJETO ÂNCORA QUE TEM COMO OBJETIVO ENSINAR UM GRUPO DE CRIANÇAS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E O OUTRO QUE FOI UM MOVIMENTO ONDE OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE EM 2013 OS ALUNOS TOMARAM AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PAULISTA,FATO ESSE QUE CULMINOU COM UMA SÉRIE DE EVENTOS QUE MOSTRARAM MAIS UMA FACETA DESSE BRASIL.

    JÁ EM 2013 OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA PAULISTA DE ENSINO CHEGARAM AO LIMITE DE UMA SITUAÇÃO QUE HÁ ANOS VINHA SE ARRASTADO NA EDUCAÇÃO, ERAM ANOS DE DESCASO EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO PÚBLICA,QUANDO AS ESCOLAS FORAM TOMADAS FOI UMA MANEIRA QUE OS ALUNOS ENCONTRARAM DE REIVINDICAR SEUS DIREITOS QUE HÁ TEMPOS HAVIA SE PERDIDO,ERAM ESCOLAS QUEBRADAS,PROFESSORES DESVALORIZADOS,FALTA DE LIVROS,VIOLÊNCIA,DROGAS... UMA MÁQUINA ESTAGNADA QUE DEMOROU PARA EXPLODIR, MAS QUANDO ASSIM OS ALUNOS SE FIZERAM SER OUVIDOS O JOGO MUDOU DE FATO,ESSAS MANIFESTAÇÕES FORAM PERFEITAS DO PONTO DE VISTA REIVINDICATÓRIO, AS ESCOLAS PARECIAM MAIS UMA ZONA DE GUERRA O CRIME POR SUA VEZ EM ALGUNS LOCAIS JÁ DOMINAVAM O CENÁRIO ESCOLAR DE UM ESTADO ONDE O GOVERNO TEM UMA GRANDE INFLUÊNCIA DENTRO DO CENÁRIO NACIONAL,MAIS QUE POR HORA VINHA SUCATEANDO AS ESCOLAS,DIMINUINDO O QUADRO DE PROFESSORES,REALOCANDO ALUNOS,FECHANDO ESCOLAS,ISSO POR SUA VEZ CRIOU UM CENÁRIO PERFEITO PARA AS REIVINDICAÇÕES QUE ERAM DE DIREITO DOS ALUNOS COBRAREM.
    ERAM MUITOS OS PROBLEMAS A SEREM ENFRENTADOS,UM DELES ERA A FALTA DE PROFESSORES QUE ACABAVAM POR VEZ PREJUDICANDO DEMAIS O ALUNOS ATÉ  NAS MAIS BÁSICAS DAS DISCIPLINAS,NÃO TINHA O PROFISSIONAL O GOVERNO ERA OMISSO A TEMPOS NÃO FAZIA CONCURSOS PÚBLICOS PARA PREENCHER VAGAS,TAMBÉM OUTRO FATO INTERESSANTE QUE ME CHAMOU ATENÇÃO FOI A FALTA DE BIBLIOTECAS NAS ESCOLAS,EM ALGUMAS O MATERIAL DIDÁTICO ESTAVA TRANCADO EM UMA SALA SEM NENHUM ACESSO POR PARTE DOS ALUNOS,QUE PÁTRIA EDUCADORA É ESSA! QUE PRIVA OS SEUS DOS SABERES MAIS BÁSICOS,ELES NÃO CONSEGUIRAM TUDO,MAIS A COISA MELHOROU O GOVERNO VIU QUE O POVO ESTA MAIS ATENTO AOS PROBLEMAS DA ESCOLA E HOJE ELES SABEM COBRAR MELHOR QUE ANTES.
    É TRISTE QUANDO VOCÊ HOUVE ALGUÉM DIZER ''AQUI É UM PRESÍDIO ESQUECIDO'' ELES QUISERAM  DIZER QUE LÁ OS HOMENS ESTÃO BEM MAIS ASSISTIDOS PELO ESTADO QUE OS ALUNO QUE VINHAM SOFRENDO A TEMPOS COM O ABANDONO DO ESTADO PARA COM A ESCOLA.
   FAZENDO UM PARALELO COM A ESCOLA ABANDONADA QUE VOS APRESENTEI VEJO UM NOVO MODELO DE ENSINO ONDE A QUALIDADE DE ENSINO DO EDUCANDO TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL  NA SUA MELHORIA INTELECTUAL,ONDE A CRIANÇA É ESTIMULADA A APRENDER E APRENDER COM QUALIDADE SENDO DONA DAS SUAS ATIVIDADES E SE AUTO AVALIANDO A TODO TEMPO QUE ELA É ESTIMULADA  A SER MELHOR, LÁ A ESCOLA É EM TEMPO INTEGRAL  POSSIBILITANDO O ALUNO A TER UM APRENDIZADO DE MAIOR QUALIDADE, QUE ESCOLA BOA! ESSA SERIA O MODELO DE ENSINO A SER ADOTADO NO BRASIL MAS ESSE PROJETO AINDA ESTÁ ENGATINHANDO,MAS JÁ ESTÁ MOSTRANDO RESULTADO.

    O ALUNO PODE PLANEJAR SUAS  ATIVIDADES EM QUANTO ESTA DENTRO DAQUELE AMBIENTE QUE DE NADA LEMBRA UMA ESCOLA TRADICIONAL,UM LOCAL LIMPO,ARBORIZADO,SEM BARULHO E O MELHOR COM CRIANÇAS COMPROMETIDAS  COM  ESSA NOVA ESCOLA,VALE RESSALTA QUE AS CRIANÇAS QUE  ESTÃO NESSE PROJETO ESTÁ SOBRE VULNERABILIDADE SOCIAL E AS EXPERIÊNCIAS JÁ PROVARAM QUE DÁ CERTO ESSE TIPO DE ENSINO ONDE NÃO TEM PROFESSORES TRADICIONAIS E SIM TUTORES QUE ANALISAM OS ROTEIROS DE AULA QUE OS EDUCANDOS PLANEJAM E DESENVOLVEM AO LONGO DO SEU DIA.
    NESSA NOVA ESCOLA OU MELHOR NESSE PROJETO ÂNCORA QUE TEM TUDO PARA SER MAIOR E ISSO JÁ FOI MOSTRADO.UM LUGAR ONDE VOCÊ PODE DESCOBRIR APTIDÕES PARA OS ESTUDOS SENDO QUE SE FOSSE NA ESCOLA NORMAL NÃO HAVERIA COMO,POR SER UM ENSINO ARCAICO E DE RESULTADOS IMEDIATISTAS.
    ESSA ESCOLA NOVA  É UM LUGAR ONDE NÃO TEM PROBLEMAS?NESSA ESCOLA NOVA TAMBÉM Á SITUAÇÕES QUE COLOCAM OS ALUNOS E SEUS TUTORES Á PROVA, MAIS DENTRO DESSE NOVO MODELO DE ENSINO DESTACA-SE A AUTONOMIA DOS EDUCANDOS EM TENTAR RESOLVER SEUS PROBLEMAS EM ASSEMBLEIAS QUASE QUE INFORMAIS MAIS QUE VEM DANDO MUITO CERTO, DESSE JEITO VOCÊ ACABA PREPARANDO MELHORES SERES HUMANOS PARA ESSA VIDA CORRIDA DE HOJE,NÃO QUE A ESCOLA TRADICIONAL NÃO OS PREPARE,ELA PREPARA TAMBÉM MAIS COM MENOS EFICIÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIAO DA PALESTRA DE CLAUDIA NA AULA DE RAFAEL SIQUEIRA

 UFSB DATA 20 DE OUTUBRO DE 2020 DISCNETE: VALDIR ALVES  DOCENTE :RAFAEL SIQUEIRA GUIMARÃES COMPONENTE: FRUIÇÕES  ESTÉTICAS PARA ALÉM DOS CE...